Friday, 26 November 2010

COMO ESCOLHER UM DICIONÁRIO BILÍNGUE?


O dicionário bilíngue faz parte da nossa vida escolar. Não existe uma receita para escolher "o melhor de todos" mas podemos tomar alguns cuidados nessa escolha para poder usufruir ao máximo desta importante ferramenta. Durante o mês de julho os alunos da EJA tiveram a missão de observar a "performance" do dicionário escolar de nosso acervo, o qual foi testado em diversas atividades. O resultado deste trabalho pode ser observado nos relatos abaixo com algumas dicas propostas pelos próprios alunos no sentido de ajudar você a escolher seu próximo dicionário bilíngue. Além deste trabalho online, há cartazes em pontos estratégicos da escola.

Para se comprar ,precisa de ter mais de 45 mil vertebes.

Para ter certeza se o dicionário é de qualidade , é bom, consultar três dicionários diferentes , procurando uma palavra e vendo se ela ensina a maneira correta de pronunciar.
Nunca mande alguém comprar pra vc ,pois eles não sabe qual é as suas necessidades,oque precisa procurar etc.
E sempre verifique se contem algumas abreviaturas é muito importante para saber a classe gramatical das palavras.
Abigail Ramos Zuim e Wesley Pires dos Santos.


A MELHOR MANEIRA DE SE COMPRAR É IR VOCÊ MESMO, ASSIM VOCÊ ESTABELECE UM CONHECIMENTO PRÁTICO ,POIS VOCÊ ADQUIRE UMA CERTA CONFIANÇA AO ESCOLHE .

João e Alexandre. 4ª Etapa A.


Para comprar o dicionário é necessario que ele  tenha mais 45mil palavras  para fazer atarefa com melhor desempenho escolar. Assim sendo desenvolver nosso conhecimento da lingua inglesa. Por isso devemos compar pessoalmente nosso dicionário.



Fátima e Adalberto


Para se obter um excelente dicionário,na compra a gente tem que  pesquisar. Prefira o que tiver mais de quarenta e cinco mil palavras.
Por exemplo,procure a mesma palavra em mais de três dicionários antes de fazer sua escolha. Escolha um quee se indendificar com suas necesidades..


Márcia e Ana



Quando quiser comprar um dicionário,você deve ir pessoalmente. Sempre antes de comprar,procure saber se ele possui mais de 45 mil verbetes e nunca mande outra pessoa comprar em seu lugar.
Escolha uma palavra e procure em 3 dicionários diferentes, então, escolha o que mais você se indentifica .

Crislaine e Rosileide 4ª Etapa A



Em primeira mão escolha um, dicionário que tenha mais de 45 mil palavras,e seria o essencial que você fosse comprar o seu próprio dicionário, para não ter o problema de receber um dicionário com o conteúdo inferior ao qual você desejava, o que ocasionaria um mal desempenho.
Lucas Viana e Yasmin Ramos 4ª Etapa A

-Um bom dicionário deve ter no mínimo 45mil palavras para não deixar você na mão.

-Você é quem deve escolher porque ele é como roupa. Outra pessoa não saberá fazer isso por você.

-Não compre um dicionário antes de consultá-lo 
Nomes: Paulo e Débora


DÊ PREFERÊNCIA AOS QUE TENHAM MAIS DE 45MIL VERBETES POIS FICARA MAIS FACIL PARA VOCE CONCLUIR OS SEUS TRABALHOS. ASSIM VOCÊ TERÁ MELHOR DESEMPENHO EM SUAS ATIVIDADES.
JOSMEIRE 


O dicionário precisa ter mais de 45mil verbetes , antes de comprar um dicionário consulte se o verbete vem com exemplos de uso da palavra dentro de frases.



Escolha uma palavra e procure em três dicionário diferentes para verificar qual é o melhor, é importante ter a chave de pronúncia,  ela ensina a maneira correta de pronunciar, é importante você mesmo comprar para ver se o dicionário escolhido supre as suas necessidades, verifique se contem abreviaturas é muito importante para saber a classe gramatical das palavras.

Dayane Silva 



1° Primeiramente quando for escolher um dicionário evite mandar uma pessoa que não seja você mesmo, por quê : O dicionário precisar ter mais de 45 mil palavras , se você achar um dicionário que contem 50 mil palavras esse é o ideal par você comprar,
2°Segundo, Não compre um dicionário antes de pesquisar qual é a marca, oque ele contém se ele serve para futuros trabalhos, etc.
3°Mas, o que é um bom dicionário de inglês? É aquele que atende as suas necessidades. Simples, não só de estudos, mais quando você sai para balada e chega uma menina e dos estados unidos e fala a você Hello boy, kiss me? Essa é a hora de passar um mico daqueles . As vezes você não tem condições de fazer um bom curso de inglês certo?Mas ai, você tendo um bom dicionário você pode consutar oque significa um beijo, um cumprimento – aí você não passa aquele mico em uma balada, entende? Então pense bem antes de comprar um barato, gaste um pouco mais e não se arrependa!
Eduardo Pressatto – Trabalho de Inglês- sala de informática 05-08-2010


 NUNCA COMPRE UM DICIONÁRIO QUE CONTENHA MENOS DE 45 MIL VERBETESS,POIS EXISTEM INÚMERAS PALAVRAS QUE DESCONHECEMOS.SAIBA QUE É MUITO IMPORTANTE QUE TENHA A CHAVE DE PRONÚNCIA, ESTA CHAVE VAI ENSINÁ-LO A PRONUNCIAR AS PALAVRAS CORRETAMENTE. É MUITO IMPORTANTE LEMBRAR QUE NA CAPA PRINCIPAL DEVE ESTAR CLARA A ORGANIZAÇÃO DO DICIONÁRIO. 

A MELHOR MANEIRA DE SE COMPRAR É IR VOCÊ MESMO, ASSIM VOCÊ ESTABELECE UM CONHECIMENTO PRÁTICO ,POIS VOCÊ ADQUIRE UMA CERTA CONFIANÇA AO ESCOLHER.
SEMPRE LEMBRANDO QUE ALÉM DA CAPA, EXISTE UMA SEGUNDA CAPA,POIS ELA VAI SERVIR DE SEGURANÇA NO CASO DA PRIMEIRA CAPA SE ESTRAGAR, ATÉ PORQUE UM BOM DICIONÁRIO VALE PARA A VIDA TODA.
O DICIONÁRIO É UMA EXCELENTE MANEIRA DE SABERMOS O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS E ESCREVÊ-LAS CORRETAMENTE.


ALEXANDRE ,MONICA  ALUNOS DO 4ºTERMO B


De preferência para dicionários que contenham mais de 45 mil verbetes.



Lenbrar da importância da chave de pronúncia porque ela ensina a pronuncia correta da palavra.Verifique também se conten abreviaturas.


Aparecida e Maria José.


COMO ESCOLHER UM BOM DICIONARIO:



UM BOM DICIONÁRIO PRECISA TER MAIS DE 45 MIL VERBETES.


A CHAVE DE PRONUNCIA É IMPORTANTE PORQUE ELA ENSINA A PRONÚNCIA CORRETA DA PALAVRA.


EVITE COMPRAR DICIONÁRIO QUE NÃO TRAGA AS INFORMAÇÕES CORRETAS. O DICIONÁRIO TEM QUE SER ESCOLHIDO POR VOCE PARA ATENDER MELHOR SUAS NECESSIDADES.


VERIFIQUE SE CONTEM ABREVIATURAS É MUITO IMPORTANTE PARA SABER A CLASSE GRAMATICAL DA PALAVRA QUE ESTÁ PROCURANDO. 

CRISTIANE E ADILSON



DE PREFERÊNCIA PARA O DICIONÁRIO QUE ESTIVER MAIS CLARO PARA SUAS NECESSIDADES DE CONHECIMENTO.


PREFIRA O QUE TIVER MAIS PALAVRAS E SEJA MAIS FACIL PARA DESENVOLVER SEUS TRABALHOS.

EVITE COMPRAR DICIONÁRIOS QUE TENHAM POUCAS PALAVRAS POIS VOCE NÃO TERÁ UM BOM RESULTADO EM SEUS TRABALHOS.

AS DICAS SÃO DE: VALDILENE ALVES E ROSIANE SANTOS 


Escolha o dicionário com o qual você se entenda melhor!
Nunca pegue um dicionário com menos de 40 mil verbetes.

Faça um teste de confiança , escolha uma palavra e procure em vários dicionários , o que tiver uma definição melhor ‘‘para você’’ é esse que você deve escolher COM ATENÇÃO !! 

Renato S. Alves Nº 32 4ª EJA B

Alunos de todas as salas da EJA II participaram deste trabalho.



2 comments:

  1. Ótimo trabalho
    Parabéns a turma e professora

    ReplyDelete
  2. Obrigada Salete, foi uma delicia fazer este trabalho.

    ReplyDelete